QUEM SOMOS | CONTACTOS

 
 
 
 
 
 

  ( 1573622 ) visualizações

  ( 81338 ) visitantes

  ( 10 ) online

PRINCIPAIS ÁREAS

Cursos de mergulho Cursos de náutica Área de Ambiente Marinho Estação de Enchimentos

>> CPAS :: Arquivo :: Projectos do CPAS

Terça-Feira, 23 de Mai 2017 . 23:33

 

PROJECTOS DO CPAS

Projecto ADAPT . Valorização e Promoção da Hiperbária em Portugal

Financiado pelo Fundo Social Europeu, através do Programa de Iniciativa Comunitária ADAPT, o CPAS desenvolveu um projecto para a "Valorização e Promoção da Hiperbária em Portugal" nas vertentes da Medicina e da Engenharia.

 

Brochura das "I Jornadas de Hiperbarismo".

Este projecto de divulgação, com duração de 2 anos, concretizou-se com a realização das "I Jornadas de Hiperbarismo" em Portugal, que decorreram no CCB durante 3 dias (25, 26 e 27 de Novembro de 1999), com a participação de alguns dos maiores especialistas mundiais, quer em intervenções de engenharia subaquáticas, quer em oxigénio terapia hiperbárica.

 

Câmara hiperbárica

Na Medicina, os aspectos inovadores do projecto, foram a divulgação do desenvolvimento de estruturas hospitalares dotadas de instalações hiperbáricas visando a generalização da aplicação de tratamentos não utilizados (na altura) ainda em Portugal, (além dos acidentes de mergulho e outros cuidados intensivos), nomeadamente efectuar oxigénioterapia hiperbárica nas diversas especialidades de aplicação como na Cirurgia Vascular, Medicina Interna, Endocrinologia, Dermatologia, Cirurgia Geral entre outras.

 

Aplicações para a Medicina: exemplo de aplicação de tratamento com princípios hiperbáricos (tratamento de úlcera arterial).

 

 

 

 

 

 

 

 

A adopção de técnicas inovadoras neste domínio, permite obter melhores condições de eficácia e rendimento no desempenho do trabalho científico e a abertura de novas perspectivas de investigação.

 

A promoção das técnicas hiperbáricas tem ainda por objectivo o efeito multiplicador, isto é, criar um "reflexo hiperbárico" em Portugal, nas áreas envolvidas neste Projecto (Medicina e Engenharia).

 

Como argumentos podemos apontar:

 

  • a vulgarização da Hiperbária em inúmeros países demonstra que não é uma técnica complicada

  • a desmistificação de que a utilização de técnicas hiperbáricas tem custos elevados

  • a competitividade, já que a utilização da Hiperbária pode mesmo ser um factor de redução de custos

  • e, por último, que não se trata de uma medicina alternativa comprovado já pelos inúmeros especialistas em outros países que largamente a utilizam

 

 

Glossário

Hiperbarismo - é o domínio da técnica que surge da necessidade de trabalhar em pressões ambientais supeiores à atmosférica.

 

Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB) - é a modalidade terapêutica imprescindível no tratamento das intoxicações pelo monóxido de carbono, infecções anaerobicas e síndromes de descompressão, sendo complementar no tratamento de muitas outras patologias.

 

 
ESTATUTOS | COMO SER SÓCIO | DONATIVOS

CPAS 2011

design by san.rod