QUEM SOMOS | CONTACTOS

 
 
 
 
 
 

  ( 1649404 ) visualizações

  ( 85806 ) visitantes

  ( 1 ) online

PRINCIPAIS ÁREAS

Cursos de mergulho Cursos de náutica Área de Ambiente Marinho Estação de Enchimentos

>> CPAS :: Arquivo :: Projectos do CPAS

Terça-Feira, 22 de 2017 . 11:29

 

PROJECTOS DO CPAS

Projecto Euroform . Formação de Mergulhadores Profissionais Civis

Âmbito do projecto

O desenvolvimento mundial das actividades subaquáticas foi muito rápido e em poucos anos pôs ao alcance dos mergulhadores as mais avançadas tecnologias, havendo o maior interesse e necessidade que aqueles tenham conhecimentos técnicos e observem normas de segurança adequadas à execução de trabalhos ou acções de investigação de forma profissionalizada, competente e segura.

 

Tais normas e preceitos ultrapassam os seguidos para o mergulho amador. São disso exemplo: investigação em geologia, oceanografia, biologia marinha; pesquisa e levantamentos de arqueologia; operação de ROV’s; fotografia, vídeo e cinema; vigilantes e guardas de parques e reservas subaquáticas; monitores e guias de centros de mergulho; apanhadores de organismos marinhos susceptíveis de industrialização; mergulhadores de bordo, técnicos de aquacultura entre outros.

Há muitas outras actividades marítimas de lazer, culturais e turísticas envolvendo operadores com necessidade de conhecimentos profissionais de mergulho, pelo que não nos alongaremos para além dos exemplos dados acima.

 

Estas actividades já foram profissionalizadas em inúmeros países, porque exigem aos respectivos mergulhadores conhecimentos técnicos e permanências em meio subaquático que ultrapassam em muito os habitualmente transmitidos e praticados pelos mergulhadores amadores. De um modo geral, nenhuma das acções e actividades acima referidas se encontram no âmbito da formação que tem vindo a ser ministrada a civis pela Marinha de Guerra Portuguesa.

Por outro lado, o CPAS também não está interessado em desenvolver acções de formação para profissionais nas áreas de intervenção que já estão cobertas pela Marinha (resgate e salvamento de afundados, inspecção marítima, construção civil, corte e soldadura, montagem e desmontagem de estruturas, demolição e outros usos de explosivos).

 

Objectivos

Neste contexto e ao abrigo do Programa Euroform, o CPAS candidatou-se através do Fundo Social Europeu a um Projecto para criar e desenvolver acções de formação profissional transnacional em diversos domínios do mergulho profissional civil, tendo como parceiro comunitário o INPP (Institut Nationnal de Plongée Professionnelle).

 

O objectivo de tais acções visavam a criação de novos perfis profissionais civis em Portugal, na área do Mergulho Subaquático.

 

Estado actual

Desde 1993 que o CPAS tem tentado junto das entidades envolvidas (IEFP, Direcção de Serviços de Avaliação e Certificação, Comissão Permanente de Certificação Profissional, Marinha - CEMA, Comissão da Comunidade Europeia - Projectos Transnacionais), desbloquear a classificação nacional das profissões, na qual não estão contemplados os novos perfis profissionais propostos.

 

 
ESTATUTOS | COMO SER SÓCIO | DONATIVOS

CPAS 2011

design by san.rod