QUEM SOMOS | CONTACTOS

 
 
 
 
 
 

  ( 1573684 ) visualizações

  ( 81338 ) visitantes

  ( 3 ) online

PRINCIPAIS ÁREAS

Cursos de mergulho Cursos de náutica Área de Ambiente Marinho Estação de Enchimentos

>> CPAS :: Destaque

Terça-Feira, 23 de Mai 2017 . 23:38

Descoberto o responsável pelas mortes de Estrelas-do-mar


O responsável é um vírus

O densovírus é um virus associado às estrelas-do-mar e pertence à família Parvoviridae, que incluí alguns vírus que podem causar doenças em animais e nas pessoas.
Os investigadores detectaram o vírus em amostras antigas de estrelas-do-mar, de espécimes que estavam em museus desde 1942.

Segundo os investigadores, este vírus poderá ter estado presente no ambiente em quantidades baixas desde 1942. Mas só recentemente é que se tornou nesta ameaça de larga escala devido a algum fator novo, como uma mutação genética, uma mudança ambiental ou o grande aumento da população de estrelas-do-mar.

“É provavelmente a maior epidemia a afetar a vida selvagem marinha de que conhecemos” afirma Drew Harvell (Ecologista da Universidade de Cornell que participou no estudo).

A pergunta agora é saber porquê agora? O que mudou no ambiente para criar as condições para este surto? Para já não há respostas, mas a possibilidade de umaa mutação viral pode certamente ser uma explicação.

Fonte:
http://www.smithsonianmag.com/science-nature/meet-tiny-killer-causing-millions-sea-stars-waste-away-180953348/?utm_source=facebook.com&no-ist/



Notícia no Jornal Público:
http://www.publico.pt/ciencia/noticia/identificado-o-virus-responsavel-pela-mortandade-das-estrelasdomar-1676644


2014-11-19

ESTATUTOS | COMO SER SÓCIO | DONATIVOS

CPAS 2011

design by san.rod