Departamento de Medicina

Comissão médica

Carolina Assunção MarinhoPedro Rodrigues SantosCarlota Garcia SobralFrancisco Calisto
Médica, actualmente a trabalhar no serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Fernando da Fonseca. Nasceu no seio de uma família de mergulhadores, pelo que adquiriu um enorme carinho e respeito pelo mar e pelas atividades aquáticas.Médico, actualmente a trabalhar no serviço de Hematologia do IPO Lisboa. Assistente convidado da disciplina de farmacologia da Faculdade de Medicina de Lisboa. Tem um gosto por desportos e atividades náuticas. Já foi praticante de vela, atualmente pratica ski aquático!Médica Interna de Gastroenterologia no IPO de Lisboa, com um gosto elevado por medicina de Urgência, mantendo com frequência trabalho em serviço de Urgência no Centro Hospitalar Lisboa Norte e no Hospital de Cascais.Médico, de momento a frequentar a especialização de Medicina do Desporto. Para além da Medicina, sempre teve um grande carinho e curiosidade pelo mar e pelos desportos náuticos, desde o mergulho à caça submarina, assim como a natação.

Departamento médico

Ver Projectos e Publicações do Departamento

HISTÓRIA E CRONOLOGIA DO DEPARTAMENTO MÉDICO – C.P.A.S. 

O CPAS e a sua Comissão Médica, sempre se interessaram pela Medicina Subaquática e pela sua evolução.

Esta Comissão, além de efectuar avaliações médicas aos alunos dos cursos de Mergulho e Náutica de Recreio, realiza avaliações médicas a sócios e não-sócios.

Em 1961 organiza em Lisboa o I Simpósio Internacional sobre Fisiopatologia do Mergulho.

Nos anos 70 organiza as “I e II Jornadas de Medicina do Mergulho”. Foi também nesta década que o Dr. Rui de Moura iniciou experiências pioneiras com deficientes motores e invisuais face ao mergulho (Programa “Novos Horizontes” na RTP).

Na década de 80 promoveu as “I e II Jornadas Internacionais de Medicina Subaquática”.

Na década de 90 realiza o “I Curso teórico-prático sobre Doença descompressiva e o seu tratamento”, assim como as “I Jornadas de Fisiologia e Fisiopatologia Hiperbárica do Ouvido”. Nesta década efectuaram-se Baptismos de Mergulho com Deficientes motores a fim de dar continuidade às experiências iniciadas nos anos 70 acima referidas.

Em 1998/1999 a Direcção do CPAS com a sua Comissão Médica desenvolveu um projecto, com duração de 2 anos, para a divulgação do Hiperbarismo nas vertentes da Medicina e da Engenharia, ao abrigo do Projecto ADAPT e financiado pelo Fundo Social Europeu – I Jornadas de Hiperbarismo em Portugal.

A partir de 2000 são apresentados à Fundação Gulbenkian diversos Projectos na área da saúde, nomeadamente para a instalação de um Centro Hiperbárico (num hospital civil) e outro para a Formação Subaquática de Jovens Deficientes (Ano Internacional do Deficiente).

Desde 2017 que se desenvolve uma colaboração entre a Clínica Universitária de Otorrinolaringologia da FMUL e o Departamento Médico do CPAS, procurando-se promover a Cultura Médica sobre a Adaptação Fisiológica ao mergulho e às actividades aquáticas, com o objectivo da prevenção de acidentes.

https://www.facebook.com/comissao.medica.cpas/videos/653672675375685/UzpfSTI2MjAxNjA2ODYxNToxMDE1Njg2MDcxMzk2MzYxNg/

Esta colaboração tem-se materializado em múltiplos trabalhos de Mestrado Integrado em Medicina, em visitas de estudo, workshops, em programas de divulgação e em convites para participações em Júris.

Ainda se está a trabalhar para a disponibilização de material pedagógico para as comunidades e associações de mergulhadores, nos cursos de mergulho e nas escolas de actividades aquáticas, promovendo o conhecimento dos mergulhadores e desportistas, sobre a adaptação fisiológica ao meio aquático.