Departamento de Biologia Marinha

   

O Departamento de Biologia Marinha (antigo Departamento de Malacologia) é responsável pelo estudo e manutenção das vastas colecções adquiridas ao longo de décadas de expedições realizadas pelo CPAS. Estas colecções foram oferecidas à Câmara Municipal de Lisboa para a criação do Museu Municipal da Vida Submersa (Acta Camarária de 1969).

Um pouco da sua história…

Sem dúvida que o marco mais importante para a história deste departamento prende-se com as expedições do CPAS nas décadas de 60 a 80, de onde originaram as suas colecções biológicas.

As expedições – Anos 60 a 80

 Angola – anos 60

Cabo Verde – anos 70

Phylum Mollusca colaboração científica do Vice-Presidente do CPAS – Prof. Doutor Luiz Saldanha (Década de 80); Desenho do Arq. Jorge Albuquerque

Parcerias

As Conchas e o Homem – Exposição na EXPO’98

Em 1996 foi assinado um protocolo de colaboração com a SHELL para a realização da exposição “As Conchas e o Homem” na EXPO 98. Em contrapartida a SHELL subsidiou o CPAS na aquisição de equipamento de laboratório e edição do livro “Conchas Marinhas de Portugal”.

Investigação

Do material malacológico proveniente do sul de Angola e colectado durante as missões em 1969, 70, 71, 72 e 73 há exemplares da Família Conidae, Género Conus de espécies não descritas.

De salientar o trabalho de investigação de Herculano Trovão pela descoberta e classificação de 16 novas espécies de moluscos gastrópodes deste Género.

Conus cepasi

Conus cepasi sp.n. Trovão, 1975 – Espécie descoberta e classificada pela primeira vez por Herculano Trovão em 1975 (designação da espécie atribuída em homenagem ao CPAS)(sp.n. – abreviação para indicação de espécie nova).

Espécie endémica de Angola e com estatuto Vulnerável pela Lista Vermelha da IUCN.

Saber mais sobre Conus cepasi na base de dados internacional

 

Conus albuquerquei

Conus albuquerquei sp.n. Trovão, 1978 – Espécie descoberta e classificada pela primeira vez por Herculano Trovão em 1978 (designaçãoo da espécie atribuída em homenagem a Jorge Albuquerque, Presidente do CPAS na altura).

Saber mais sobre Conus albuquerquei  na base de dados internacional

 

Conus bocagei

Conus bocagei sp.n. Trovão, 1978 – Espécie descoberta e classificada pela primeira vez por Herculano Trovão em 1978 (sp.n. – abreviação para indicação de espécie nova).

Saber mais sobre Conus bocagei  na base de dados internacional

Quero saber mais sobre Conus sp.