MUSEU MUNICIPAL DA VIDA SUBMERSA

VISITAS POR MARCAÇÃO

Informações sobre preços e disponibilidade para:
museu@cpas.pt

Das expedições realizadas aos Açores, Madeira e Continente Africano  ao longo de décadas, os membros do CPAS, foram recolhendo do fundo do mar peças de Arqueologia e espécies marinhas, de que resultou um valioso espólio subaquático. A elas se foi juntando o próprio equipamento de imersão utilizado, assim como, peças oferecidas por sócios.

Em 1969, as colecções reunidas foram oferecidas à Câmara Municipal de Lisboa, com um objectivo: criar «O Museu Municipal da Vida Submarina e da História Submersa».

O acervo do Museu, dada a sua vocação pluridisciplinar, permite a coexistência de 3 núcleos museológicos: Arqueologia Subaquática, Biologia Marinha e Equipamento de Imersão.

O Museu Municipal da Vida Submersa dispõe actualmente de 3 salas de exposição em fase de beneficiação/renovação, bem como uma biblioteca, onde constam os arquivos do Museu e bibliografia reunida ao longo de décadas.

O Museu Municipal da Vida Submersa dispões de todo um conjunto de salas, a saber:

Arqueologia

ARQUEOLOGIA SUBAQUÁTICA

Este núcleo, cujos artefactos são provenientes de diversos sítios arqueológicos submersos, fluviais e marítimos, contam histórias da Antiguidade ou de naufrágios em águas Portuguesas ou em mares longínquos.

Biologia

Biologia Marinha

Este núcleo é constituído por colecções variadas de corais, conchas, briozoários, espongiários e fósseis, cujas proveniências correspondem a diversos recifes e oceanos.

Mergulho

Equipamentos de Imersão

Núcleo composto por diversos equipamentos de mergulho, instrumentos e material para imersão, que permitiram obter um melhor conhecimento tanto da Arqueologia Subaquática, como da Biologia Marinha. A História da Imersão surge assim como uma forma de contar uma aventura Humana interdisciplinar.