Comissão médica
Carolina Assunção Marinho | Pedro Rodrigues Santos | Carlota Garcia Sobral | Francisco Calisto |
Médica, actualmente a trabalhar no serviço de Otorrinolaringologia do Hospital Fernando da Fonseca. Nasceu no seio de uma família de mergulhadores, pelo que adquiriu um enorme carinho e respeito pelo mar e pelas atividades aquáticas. | Médico, actualmente a trabalhar no serviço de Hematologia do IPO Lisboa. Assistente convidado da disciplina de farmacologia da Faculdade de Medicina de Lisboa. Tem um gosto por desportos e atividades náuticas. Já foi praticante de vela, atualmente pratica ski aquático! | Médica Interna de Gastroenterologia no IPO de Lisboa, com um gosto elevado por medicina de Urgência, mantendo com frequência trabalho em serviço de Urgência no Centro Hospitalar Lisboa Norte e no Hospital de Cascais. | Médico, de momento a frequentar a especialização de Medicina do Desporto. Para além da Medicina, sempre teve um grande carinho e curiosidade pelo mar e pelos desportos náuticos, desde o mergulho à caça submarina, assim como a natação. |
Departamento médico
Ver Projectos e Publicações do Departamento
HISTÓRIA E CRONOLOGIA DO DEPARTAMENTO MÉDICO – C.P.A.S.
O CPAS e a sua Comissão Médica, sempre se interessaram pela Medicina Subaquática e pela sua evolução.
Esta Comissão, além de efectuar avaliações médicas aos alunos dos cursos de Mergulho e Náutica de Recreio, realiza avaliações médicas a sócios e não-sócios.
Em 1961 organiza em Lisboa o I Simpósio Internacional sobre Fisiopatologia do Mergulho.
Nos anos 70 organiza as “I e II Jornadas de Medicina do Mergulho”. Foi também nesta década que o Dr. Rui de Moura iniciou experiências pioneiras com deficientes motores e invisuais face ao mergulho (Programa “Novos Horizontes” na RTP).
Na década de 80 promoveu as “I e II Jornadas Internacionais de Medicina Subaquática”.
Na década de 90 realiza o “I Curso teórico-prático sobre Doença descompressiva e o seu tratamento”, assim como as “I Jornadas de Fisiologia e Fisiopatologia Hiperbárica do Ouvido”. Nesta década efectuaram-se Baptismos de Mergulho com Deficientes motores a fim de dar continuidade às experiências iniciadas nos anos 70 acima referidas.
Em 1998/1999 a Direcção do CPAS com a sua Comissão Médica desenvolveu um projecto, com duração de 2 anos, para a divulgação do Hiperbarismo nas vertentes da Medicina e da Engenharia, ao abrigo do Projecto ADAPT e financiado pelo Fundo Social Europeu – I Jornadas de Hiperbarismo em Portugal.
A partir de 2000 são apresentados à Fundação Gulbenkian diversos Projectos na área da saúde, nomeadamente para a instalação de um Centro Hiperbárico (num hospital civil) e outro para a Formação Subaquática de Jovens Deficientes (Ano Internacional do Deficiente).
Desde 2017 que se desenvolve uma colaboração entre a Clínica Universitária de Otorrinolaringologia da FMUL e o Departamento Médico do CPAS, procurando-se promover a Cultura Médica sobre a Adaptação Fisiológica ao mergulho e às actividades aquáticas, com o objectivo da prevenção de acidentes.
https://www.facebook.com/comissao.medica.cpas/videos/653672675375685/UzpfSTI2MjAxNjA2ODYxNToxMDE1Njg2MDcxMzk2MzYxNg/
Esta colaboração tem-se materializado em múltiplos trabalhos de Mestrado Integrado em Medicina, em visitas de estudo, workshops, em programas de divulgação e em convites para participações em Júris.
Ainda se está a trabalhar para a disponibilização de material pedagógico para as comunidades e associações de mergulhadores, nos cursos de mergulho e nas escolas de actividades aquáticas, promovendo o conhecimento dos mergulhadores e desportistas, sobre a adaptação fisiológica ao meio aquático.