DEPARTAMENTO AUDIOVISUAIS

AUDIOVISUAIS

Este Departamento inclui além do Cinema, a Fotografia e o Vídeo e era inicialmente intitulado “Secção de Fotografia e Cinema”.

As nossas sessões de projecções de fotografia e video do mundo subaquático enchem as noites do CPAS de cor.

Cinema

No campo do cinema, a realização do 1º. filme subaquático a cores, de que há conhecimento (1955), sob o título “FUNDO DO MAR”, deve-se a 2 sócios fundadores do CPAS: Eng. Jorge de Castro e Eng. Eduardo Caupers. Este filme foi subsidiado pela Shell.

Fotografia

Na área da fotografia, o CPAS está divulgado em todo o mundo através de trabalhos fotográficos de alguns dos seus associados que foram premiados em concursos de fotografia subaquática.

Fotografia

CONCURSOS INTERNACIONAIS

A realização de Concursos Internacionais de Fotografia Submarina pelo CPAS trouxe também até nós os melhores fotógrafos e cineastas de todo o mundo como Hans Hass, Victor De Sanctis, Bruno Vailati, Christian Petron, Mike Portelli, entre outros.

Em 1993, durante o Congresso da CMAS em Chipre, foi criado o “Troféu Jorge Albuquerque” em homenagem ao ex-presidente do CPAS, fotógrafo de renome internacional, que obteve entre outros prémios, a medalha de ouro da American Underwater Photographic Society.

Trabalhos Realizados

Relativamente ao Vídeo, o CPAS tem filmado todos os cursos de Mergulho desde 1994, não só por razões didácticas, mas para arquivo e registo na sua videoteca e assim como disponibilização aos respectivos alunos.

Costa Alentejana

Resumo

DESTINOS SUBAQUÁTICOS

Resumo

Documentário com filmagens subaquáticas de alguns locais de mergulho em Sesimbra, referindo algumas as espécies encontradas. Em Sesimbra é visitada a Pedra Bonita, Jardim das Gorgónias, Pedra do Leão, Pedra do Meio ou Linha da Pedra, Ilhéu da Mijona, Pedra do Arcanzil ou Ponta da Pombaleira, Cabo Espichel. Segue depois para a Fonte da Telha e Berlengas.

River Gurara

Resumo

O River Gurara, um cargueiro Nigeriano com 175 m de comprimento, embateu violentamente contra os rochedos do Cabo Espichel e naufragou na madrugada de 26 de Fevereiro de 1989. Doze anos após o naufrágio, uma equipa de mergulhadores do CPAS decide documentar o estado em que se encontra o navio e a forma como o mar o soube aproveitar.