O Departamento de Ecologia Marinha deu os seus primeiros passos na da cada de 90, inicialmente sob o nome de Departamento de Natureza e Ambiente.
Surgiu como forma de reforçar a filosofia defensora dos ecossistemas marinhos que o CPAS adquiriu. Desde de 1996 assume especial importância devido ao estatuto do CPAS como ONGA – Organização Não Governamental de Ambiente.
As suas principais áreas são e foram a nível da formação, introduzindo uma aula de ecologia e sensibilização nos cursos de mergulho (Open Water Diver) ministrados pelo CPAS, e a nível de execução de projetos de educação ambiental e de investigação científica.
O Departamento funciona à base de estágios, voluntariado e donativos de quem acredita que algo pode ser feito para travar o destino actual do ambiente marinho.
Saber mais sobre a História do Departamento de Ecologia Marinha
Actividades
Ao longo da sua existência, o Departamento de Ecologia Marinha tem desenvolvido diversas atividades e conteúdos:
- Estudos de cariz científico;
- Projectos de educação ambiental e sensibilização;
- Aula de Ecologia, inserida no curso de mergulho de nível básico;
- Organização de eventos – exposições, palestras, ciclos de palestras, workshops.
Projectos
Sea-stars watching – Campanhas de observação (2014-2017)
Este projecto surgiu na sequência das notícias provenientes dos EUA, quando foi detectada uma elevada mortalidade de estrelas-do-mar, provocada por um vírus (designado de densovírus – pertence à subfamília Densovirinae geralmente conhecida por infectar invertebrados, marinhos e terrestres, estando presente em partículas que vagueiam no oceano).
Foi um projecto de colaboração do Departamento de Ecologia Marinha do Centro Português de Actividades Subaquáticas (CPAS) com a investigadora Joana Micael, do Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade dos Açores (CIBIO-Açores), e ainda com o Eco Turismo Terras de Mouros na Costa Vicentina.
Saber mais sobre este projecto
“O Mar a Minha Casa” – Projecto de Educação Ambiental
Projecto Coastwatch Europe
O CPAS é o Coordenador Regional da zona de Sines/S. Torpes/Porto Covo desde 2004, ou seja, 4 blocos de 500m, divididos em 10 unidades de 50m.